Atenção! Saiba os 10 maiores erros que te levam a cair na malha fina

Vamos falar sobre imposto de renda, mais especificamente sobre erros e más escolhas que você precisa evitar para não cair na malha fina. Será que você tem se atentado a eles? Vou tentar falar estratégias inteligentes para te proporcionar o máximo das vantagens proporcionadas pelo imposto de renda. Uma declaração de imposto de renda feita bem cuidadosa permite que você recupere um bom dinheiro que seria destinado ao governo para poder ser usado de maneira mais inteligente em sua vida.

Se uma boa declaração pode te trazer vantagens, uma ruim só tem um único destino: a malha fina. Isso nada mais é do que a fiscalização mais rigorosa sobre sua declaração como consequência de inconsistências identificadas pelo sistema da receita federal o que pode acarretar atraso na restituição, perda de tempo para comprovar o que foi declarado, multa e muita dor de cabeça. Isso é consequência de erros no envio da declaração, mesmo que você não tente burlar as regras ou sonegar.

Por isso, é fundamental se atentar aos principais problemas que leva a receita reter a declaração e buscar segui-los à risca para não ter dor de cabeça futuramente.

São 10 os problemas mais comuns que leva o contribuinte a cair na malha fina:

1 – Não informar rendimento recebido como honorários ou aluguel;

2 – Informar valor diferente de quem pagou;

3 – Informar despesas médicas inexistentes que não foram confirmadas na declaração do prestador de serviço;

4 – Não informar operações na bolsa;

5 – Informar diferente do que informou a corretora;

6 – Omitir recebimentos de pensão alimentícia;

7 – Apresentar sinais de riquezas inconsistentes com a renda declarada, como imóveis, automóveis e aplicações financeiras;

8 – Apresentar rendimentos incompatíveis com sua movimentação financeira ou fatura de cartão de crédito;

9 – Informar doações inexistentes em dinheiro;

10 – Informar venda de um imóvel por um valor declarado em cartório ou na declaração do comprador;

É claro que mesmo tomando todos esses cuidados você pode cair na malha fina por outros fatores ou mesmo por erros de contribuintes que se relacionaram a você no ano base, não se preocupe, você não terá problemas se tiver toda a documentação de todos os comprovantes de todas as informações prestadas.

Meu maior conselho é: assuma a responsabilidade pelo seu imposto de renda, organize seus gastos, arquive seus comprovantes de despesas dedutíveis; de forma alguma apresente informações inverídicas na tentativa de pagar menos imposto.

A declaração de imposto de renda é a declaração que melhor reflete tua posição patrimonial. Assumir sua responsabilidade dará a você não só a oportunidade de entender a sua lógica, mas principalmente enxergar sua evolução patrimonial anual e quais medidas você pode ter para aperfeiçoar ao longo dos anos.

FERNANDO RODRIGO
CONTADOR