Guia completo para entender como funciona a contabilidade para dropshipping!

Como funciona a contabilidade para dropshipping?
A contabilidade para dropshipping costuma gerar algumas dúvidas. Isso porque essa prática é recente e não há uma regulamentação específica para o dropshipping no país até o momento. Por isso, ao longo do texto vamos conhecer as principais informações sobre esse modelo.

Ao começar com a operação de dropshipping é necessário ter um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) abrindo uma Microempresa (ME). Nessa modalidade, o faturamento anual permitido é de até R$ 360 mil.

Lembrando que o Microempreendedor Individual (MEI) não pode ser usado para dropshipping. Isso porque, só pode ter MEI quem se encaixa dentro das profissões regulamentadas pelo programa. Além disso, o faturamento anual de quem faz dropshipping costuma ultrapassar o limite anual de R$ 81 mil do microempreendedor individual.

Se você está montando a sua loja virtual agora, o ideal é começar a estudar o negócio e se preocupar em abrir a sua microempresa apenas quando começar a vender com consistência.

Quanto vou pagar de impostos no dropshipping?
Como o dropshipper faz apenas a intermediação entre o cliente e o fornecedor, o imposto de dropshipping cobrado é calculado sobre o valor da comissão recebida. Ou seja, o valor não é medido sobre todo o faturamento da loja e a alíquota incide apenas sobre a comissão que foi paga pelo fornecedor ao lojista.

Sendo assim, o que determina o valor do imposto no dropshipping é o faturamento da empresa e as atividades que constam no seu CNPJ. O pagamento é feito mensalmente, dessa forma, são reunidas todas as notas fiscais das vendas realizadas e é aplicado o valor percentual de imposto de acordo com o total.

Para realizar esse processo é necessário contratar um profissional de contabilidade. A escolha do contador certo pode fazer toda a diferença, principalmente para evitar problemas com a Receita Federal e assegurar que os impostos relacionados ao dropshipping sejam pagos corretamente.

Nós, da Fr Contabilidade, oferecemos um atendimento especializado para negócios de dropshipping. Nosso time de profissionais experientes entende as particularidades desse modelo de negócio e está preparado para guiá-lo em cada etapa do processo de abertura de sua microempresa (ME). Desde a definição do capital e das atividades até a escolha da natureza jurídica e do regime de tributação, nossa equipe estará ao seu lado para garantir que tudo seja feito de acordo com a legislação vigente.